green (1)O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande existe desde o ano de 2005, elaborado a partir de um convênio firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). No decorrer desses anos ele sempre possuiu como coordenador o professor doutor José Vicente de Freitas, o qual está pautado no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da referida Universidade.

José Vicente também é professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – nível de mestrado e doutorado – bem como desde 2003 atuou tanto no Ministério do Meio Ambiente como no Ministério da Educação do Governo Federal. Sempre ligado á temática ambiental, coordena uma equipe de trabalho multidisciplinar desde 2005 na área da Educação Ambiental portuária.

No transcorrer desse tempo houve transformações, tanto no âmbito das linhas de ação do trabalho, como na formatação da equipe. Sendo que no segundo semestre do ano de 2011 foi elaborado, visando atender a um conjunto de condicionantes para licença de operação, um novo Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande, escrito a dez mãos: José Vicente de Freitas, Luciana Roldão, Wagner Terra, Margareth Badejo e Thais Saggiomo.

Nesse novo plano se firmaram duas linhas de ação para o trabalho futuro: Comunitária e Intraportuária. A primeira linha operando nas comunidades diretamente atingidas pela atividade portuária, e a segunda trabalhando com a gama de trabalhadores que atuam no porto público da cidade de Rio Grande.

Junto com o Programa foi formada uma nova equipe. E aqui entra em cena um processo de seleção pública, sob edital divulgado nos sites da FURG e da SUPRG, no qual se buscavam integrantes com um perfil que primasse pelo trabalho coletivo e entendesse o diálogo enquanto uma ferramenta de mediação de conflitos – seja na sua linha de ação comunitária, seja na linha intraportuária.

Nesse processo de seleção foram escolhidos seis candidatos: Cristiane Troina, Desirée Fripp, Diego Cipriano, Felipe Nóbrega e Flávia Bandeira. Somaram-se a esse equipe Ieda Duval Freitas e Luciana Roldão, ambas já participantes do trabalho desenvolvido anteriormente.

Sendo assim, desde novembro de 2011 essa equipe começou um processo de formação e consequente atuação nas duas linhas acima propostas. Vale ressaltar que o processo de formação da equipe é continuada, nunca cessa, o que atende a proposta coletiva de ação-reflexão na qual o Programa está pautado.

intra1felipeWWWW1ARVEComuna1Comuna11
INtrafim1

white_metro_swirl_lockscreen_by_snowince-d5tk2152.pngwhite_metro_swirl_lockscreen_by_snowince-d5tk2151.pngwhite_metro_swirl_lockscreen_by_snowince-d5tk215.png

Anúncios