Desirée Fripp

Giovana Dias

O projeto foi elaborado para transformar o Porto do Rio Grande numa ferramenta pedagógica a ser utilizada por educadores e educandos. Tendo em vista a variedade de disciplinas em que pode ser incluído o estudo da atividade portuária, o projeto prevê também a geração de empregos na área turística, uma vez que utiliza para visitas programadas de escolas ao porto, guias cadastrados na Associação de Guias de Turismo de Rio Grande.

Acesso da Equipe ProEA ao ônibus

No dia 10 de agosto de 2012, foi realizada a primeira visita de imersão neste projeto, conforme metodologia desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande – PROEA, na linha de ação Intraportuária. Neste sentido, acompanhamos a visita da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bernadino Fernandes, oriunda de Santa Maria – RS. O grupo era constituído por estudantes do 6º ao 9º ano, pais e professores.

Em um primeiro momento, já dentro da área primária do Porto, os visitantes foram encaminhados ao Centro de Convivência para assistirem a uma palestra ministrada pela Guia de Turismo Lílian, vinculada ao Porto do Rio Grande. Nesta, foram abordadas questões referentes ao Porto, incluindo questões históricas, geográficas, ecológicas e socioeconômicas, abordando o crescimento da cidade do Rio Grande em relação à expansão do setor portuário e Pólo Naval.

Por fim os visitantes realizaram um tour pelo cais do Porto para conhecer o campo operacional e suas derivações, peculiaridades e diversidade de cargas movimentadas neste ambiente.

Ao término da visita, nos despedimos do grupo, que seguiu seu roteiro sem intervenção da SUPRG, incluindo visitas ao Museu Oceanográfico, ao município de São José do Norte e aos Molhes da Barra.

Giovana acompanhando a palestra
Anúncios