Cris Troina – Desirée Fripp – Ieda Freitas – Luciana Roldão

No dia 08 de agosto as integrantes da equipe do ProEA Cristiane, Desirée, Ieda e Luciana  reuniram-se com a professora Raquel Farias da Escola Estadual Saldanha da Gama, que desenvolve o projeto Educanto-Educar Cantando com os alunos da referida escola. Nesse encontro foi firmada a parceria entre esses dois importantes projetos desenvolvidos junto a comunidade da Barra (ProEA e Educanto).

Uma das linhas de ação do ProEA é a linha que atua com as comunidades do entorno portuário, dentre as ações desenvolvidas nessa linha temos os Coletivos Mirins, que tem como papel a criação de um espaço que estimule a reflexão e a compreensão sobre o lugar onde as crianças que o constituem vivem, levando-as a conceberem formas de, individualmente e coletivamente, atuarem no seu território. Este projeto tem por objetivo  criar  condições e possibilidades para que as crianças desenvolvam, no âmbito de um processo educativo permanente, continuado e articulado, por meio de diferentes atividades e estratégias pedagógicas, assentadas na perspectiva do envolvimento participativo, a consciência individual e coletiva sobre o seu lugar e as questões sócio-econômicas e político-culturais (e outras variáveis) ali presentes e que afetam a qualidade de vida das suas comunidades.

O Educanto atende, aproximadamente, 50 crianças e adolescentes, que fazem parte do coral. Ensaiam semanalmente músicas socioeducativas, com o intuito de aflorar o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar, a concentração, a cooperação e a proatividade. O ProEA vem ao encontro dessa filosofia, proporcionando às crianças atividades, onde serão trabalhados importantes temas: cidadania social, cidadania ambiental, bens de uso comum (água, ar e solo), saúde, higiene e direitos dos animais.

Essa parceria visa complementar a educação formal, trabalhando a arte musical como forma de sensibilização e a educação ambiental como forma de conscientização, formando, assim, cidadãos cientes da sua importância no mundo e no futuro que desejam.

Como resultados das atividades está programada apresentação do Coral em futuros eventos do Porto de Rio Grande, onde serão cantadas as músicas compostas pela professora Raquel Farias, além da gravação de um CD com musicas compostas pela mesma.

Anúncios