Na última semana o Programa de Educação Ambiental realizou uma atividade formativa de dois dias com os trabalhadores do setor da limpeza da Sulclean, a qual lida cotidianamente com os resíduos na área administrativa e de operações do Porto do Rio Grande.

DSC00695

Os encontros visaram à apresentação das novas demandas ligadas aos resíduos sólidos no Porto, visto que estamos em processo de atualização do nosso Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

A formação foi feita em dois blocos, o primeiro consistiu em uma “reciclagem” da questão ambiental no Porto do Rio Grande, apresentando tanto o cenário atual, como a projeção de melhorias que estão em andamento junto à SUPRG. No segundo momento, foi feita uma atividade prática e coletiva de participação direta na elaboração desses PGRS, pois os trabalhadores tiveram a oportunidade de apresentarem seus questionamentos quanto à estrutura ligada ao tema dos resíduos e o tema ambiental, bem como elaboraram suas sugestões para futuras melhorias.

DSC00729DSC00734

Como toda atividade levada a cabo pelo ProEA, essa formação possui caráter diferenciado de iniciar com dinâmicas de abertura, fechamento e metodologia participativa – elementos que são fundamentais para a consolidação de nossas ações junto ao trabalho continuado no Porto do Rio Grande.

Com cerca de 40 participantes, a formação foi encerrada com o indicativo de continuidade, pois partiu dos próprios participantes a sugestão desses encontros tornarem-se mensais, o que configura, sem dúvida, o sucesso do processo estabelecido.

DSC00752DSC00755

Anúncios