jo VNa manhã de sábado o ProEA participou de uma Oficina com o professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), José Matarezi, sendo a mesma intitulada “Trilha da Vida”.

Matarezi, Oceanólogo com formação pela FURG, possui larga experiência na área da Educação Ambiental, e realiza um trabalho diferenciado no contexto universitário da cidade, promovendo atividades regulares de trilhas pedagógicas e oficinas ligadas ao tema. Na mesma universidade, o professor mantém o Laboratório de Educação Ambiental em Áreas Costeiras, o qual é um espaço privilegiado para discussão do tema ambiental na região catarinense.

O professor levou o grupo até o Morro da Cruz, onde começou a oficina – devido ao mal tempo foi feito a caminhada de forma parcial pelo morro. Ali foi feita uma dinâmica que consistiu em sensibilizar o nosso olhar para a paisagem, fazendo com que a estética do local fosse objeto de interpretação do grupo.

Sensibilizando o olhar
Sensibilizando o olhar

Num segundo momento passamos ao interior da universidade, no interior do Laboratório, o qual já estava devidamente preparado para uma segunda proposta de trabalho: O Mundo Secreto dos Objetos.

Após a sensibilização do grupo com um vídeo intitulado “A casa de pequenos cubos”, após isso duas grandes mesas estavam preparadas – ainda envoltas em um pano que ocultava o que havia nas mesas. Ao retirar o que cobria a mesa, pudemos ver um conjunto de objetos, os quais deveriam ser tocados, olhados e, em determinado momento, deveria haver a escolha de um deles.

iatajai mesa
A vida secreta dos objetos

Após a escolha, foi preciso criar uma narrativa para esse objetivo, criando uma pequena história para o mesmo e, na seqüência, compartilhando com o grande grupo essa história. Ao fim, essas pequenas histórias que construímos foram deixadas com Matarezi para a confecção de um registro escrito dessa atividade, utilizando da técnica da cartonaria para a publicação dos mesmos.

iatajai itamara
Compartilhando histórias…

A equipe da DMASS passou toda manhã, e parte da tarde, na companhia do professor Matarezi, trocando experiências, idéias e pactuando alguns projetos em conjunto daqui para frente. Com isso, a circuito de trocas de experiências não se espraia, como também ganha em qualidade no diálogo que realiza.

Anúncios