Os frutos do trabalho em conjunto, da parceria entre setores, resultou hoje num dos maiores avanços das atividades do ProEA no âmbito de sua comunicação social relativa às demandas socioambientais: a inserção de uma atividade do nosso programa no site oficial do Estado do Rio Grande do Sul.

Slide1 Desde o momento em que a própria comunidade do Bairro Mangueira apontou suas prioridades para ação do ProEA, a qual se constitui na busca de espaços de sociabilidade no bairro, que carecia não só de um lugar adequado do ponto de vista da segurança ambiental, como também da falta de estrutura e, porque não de pertencimento, a busca de alternativas foi meta desse programa.

E foi através das parcerias com distintos setores sociais da cidade de Rio Grande que um passo muito importante foi dado: a criação do espaço comunitário de sociabilidade. A revitalização de um espaço já existente, em área central, passa a ser possível quando a Superintendência do Porto do Rio Grande, Prefeitura Municipal do Rio Grande, Grupo de Escoteiros do Rio Grande e também de Pelotas se uniram no encaminhamento dessa demanda.

Porém, nenhum desses segmentos alcançaria sucesso se a própria comunidade não estivesse engajada na causa, o que ocorreu após um trabalho significativo de presença do ProEA cotidianamente no bairro, no diálogo com os moradores e o fomento da qualificação, bem como dos direitos, a uma vida comunitária saudável do ponto de vista ambiental. Assim, parte dessa ação se deve aos próprios moradores, que levantaram e “abraçaram a causa”.

Slide2O entendimento de que é preciso dar visibilidade a essa ação parte do principio de que essa motive outras que podem somar-se à valorização dos espaços de sociabilidade nos bairros. E percebendo a importância desse ato, a Assessoria de Comunicação Social do Porto do Rio Grande se fez presente na articulação com o órgão maior de comunicação do Estado, a Secretaria de Comunicação (SECOM), bem como a Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Assim, o ProEA e sua comunicação ambiental trabalha junto com a Assessoria de Comunicação Social da SUPRG no sentido de ampliar a visibilidade, de alcançar espaços institucionais que promovem um maior alcance junto a população gaúcha de atividades positivas para a vida comunitária e para o meio ambiente. Por isso, hoje, é um dia a ser comemorado pelo ProEA, que vê suas ações ganharem o reconhecimento estadual. E que ações como essa, baseadas na parceria e comprometimento, se multipliquem

Anúncios