blitz-conselhoNo último dia 03 de junho o Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) esteve reunido com um conjunto de parceiros para a realização de mais uma edição da Blitz Ambiental – atividade que interage diretamente com os caminhoneiros que circulam nos terminais portuários da cidade.

O encontro ocorreu no turno da manhã, nas dependências da Divisão do Meio Ambiente Saúde e Segurança (DMASS), na SUPRG. Já com a definição da data, 21 e 22 de julho, os participantes puderam conhecer um pouco mais dessa ação e, ao mesmo tempo, propor novas alternativas, ou seja, somar ideias para uma intervenção socioambiental que já existe desde 2012 na instituição através do ProEA.

A Blitz surge da necessidade de dialogar de forma mais direta com esse público que é itinerante, e por isso exige uma metodologia específica de abordagem. Assim, as primeiras edições se concentraram em nos portões de acesso à SUPRG, interagindo com essa categoria de trabalhadores de maneira breve, porém com um diálogo pertinente à saúde do trabalhador, bem como novas posturas socioambientais que poderiam ser implementadas – material referente as DST’s/AIDS, bem como flyers com a temática ambiental no porto foram entregues em ecobags que poderiam ser usadas como lixeiras nos caminhões.

Já no ano de 2014 mudanças foram implementadas, aumentando a abrangência dessa ação. A principal delas foi a entrada dos terminais do Porto Organizado na iniciativa, quando alguns deles criaram estruturas de atendimento ao caminhoneiro nesse dia, realizaram campanhas nos seus pontos de acesso, ou efetivaram formações. Um avanço importante para consolidação da Blitz Ambiental no Porto do Rio Grande.

20150630_102122A novidade desse ano é a presença do SESC/SENAT, que será um novo parceiro nessa edição, firmando a participação a partir de propostas de intervenção que o mesmo já desenvolve. A Blitz agrega, assim, ainda mais qualidade na sua forma de intervenção.

Ficou agendada uma próxima reunião, a ocorrer no dia 9/07, quinta-feira, às 9:00hs na DMASS, a qual deve ter como foco o planejamento de um cronograma de atividades para os dias do evento.

Anúncios