1 ABERTURA CÍRCULO  (7)Aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, mais um Círculo de Diálogos promovido pelo Programa de Educação Ambiental da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança.

Como sempre propôs dentro de sua metodologia, a proposta é que os servidores se apoderem dessa ferramenta de diálogo e tornem ela cotidiana dentro da instituição, e por isso esse encontro esteve a cargo do chefe da guarda portuária Rafael Paranhos. Com a mediação do ProEA, o tema do encontro foi “A Guarda Portuária e o Meio Ambiente”.

 Assim como realizar uma apresentação sobre as principais atividades de sua equipe, durante o encontro Paranhos sobre o funcionamento do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias – ISPS Code, em inglês.

3 ISPS DA GUARDA (7)

O novo regramento foi aprovado em 2002 na Conferência Diplomática sobre Segurança Marítima como um novo capítulo da Convenção SOLAS. O objetivo do ISPS é estabelecer uma cooperação internacional entre governos, organismos governamentais, administradores locais e setores naval e portuário para detectar ameaças à proteção dos navios ou das instalações portuárias utilizadas no comércio internacional.

Além disso, o chefe da guarda do Porto do Rio Grande ainda falou sobre a importância da atividade de sua equipe na proteção do Meio Ambiente e das pessoas que circulam pela área portuária. E nesse sentido, um dos aspectos fundamentais ressaltados por ele, diz respeito à integração que deve ser sempre consolidada através dos Círculos.

4 RODA DE PERGUNTAS E DUVIDAS (7)

Paranhos acredita que a integração entre os distintos setores promover a circulação da informação na instituição com mais rapidez e efetividade, aprimora o serviço público, tornando, inclusive, o trabalho no seu setor melhor.

O professor José Vicente, coordenador do ProEA, fez questão de ressaltar esse caráter da integração. Para ele, a importância de articular os setores em busca de demandas comuns, de uma melhora qualitativa no ambiente de serviço, é fundamental e deve ser trabalhado ao longo dos próximos círculos também.

Como uma metodologia continuada que é, o Círculo de Diálogo seguirá ocorrendo ao longo do ano, completando o seu quarto ano de atividade.

1 ABERTURA CÍRCULO  (13)

Anúncios