13081967_1026340080752948_2090592737_nAs reuniões comunitárias seguem acontecendo pelos bairros do perímetro portuário. Dessa vez foi na Vila Mangueira (27/04) e Bairro Getúlio Vargas (29/04), dois locais em que o ProEA se posiciona como convidado e mediador dos encontros, proporcionando interfaces com parceiros, ou promovendo formações e orientações de cunho socioambiental nesses locais.

No BGV a pauta se concentrou na prestação de contas da Polícia Comunitária, e também a continuidade desse projeto através da parceria entre Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal. Sobre esse segundo tema, o da continuidade, o executivo municipal se posicionou como parceiro, porém estabelecendo alguns critérios para o trabalho em conjunto com o Estado – como a aquisição de viaturas ser feita pelo poder público estadual.

O coordenador do ProEA, José Vicente de Freitas, apresentou a equipe presente na assembleia comunitária e salientou a importância de um trabalho coletivo, e que o resultado disso é mais uma conquista, a doação de material de construção para reforma da sede da Associação – o qual será entregue no próximo dia 07 e foi doado pelo empreendimento de operação portuária Sagres-RG.

Ao fim, foi feito o convite para o evento do próximo dia 07 de maio, o BGV com Vida, que ocorrerá ao longo do dia entre as ruas 15 e 6 a partir das 9 da manhã.

Já na Mangueira, em reunião que ocorreu nas dependências da escola Ramiz Galvão, a pauta também fez menção à continuidade do projeto da Polícia Comunitária, além de debater sobre temas estruturais do bairro: iluminação, capinas e serviços urbanos que poderiam ser prestados para aumento da segurança.

Da mesma forma, o ProEA se fez presente e agendou uma reunião com a gestão do bairro para a devolutiva dos compromissos firmados pela Superintendência do Porto do Rio Grande através da DMASS e seu programa de Educação Ambiental.

Foi uma semana de reuniões comunitárias, e que servem para estreitar ainda mais os laços firmados entre ProEA e comunidades. Perceber as conquistas, como a melhoria de uma associação, ou a autogestão comunitária, é fundamental para motivar e fazer com que todos sigam sempre adiante!

Anúncios