capaA comunidade da Mangueira realizou mais uma assembleia que contou com a mediação e participação do ProEA, que hoje é um colaborador das ações que são demandadas pelos moradores no âmbito dessas reuniões.

Dessa vez a pauta contou com os seguintes temas

 – segurança em um bairro que está localizado no entorno da operação portuária;

 – Jovem Aprendiz;

 – Praça do bairro

Além disso, foi feito um diálogo público sobre a reunião que havia acontecido entre os dirigentes da associação e o superintendente do porto, Janir Branco.

Nesse encontro a Granel Química/Braskem se fez presente como parceira e responsável pela primeira e segunda pauta junto aos moradores. Com a apresentação “Tubovia da Granel: os riscos, sistemas de segurança e situações de emergência”, a empresa fez questão de sanar todas dúvidas da comunidade sobre o tema, bem como oferecer formas diversas de esclarecimentos.

Em seguida, a mesma empresa apresentou a devolutiva de uma demanda do bairro, a oferta de empregos através do modelo Jovem Aprendiz, que insere jovens no mercado de trabalho a partir de estágios que podem se transformar em emprego permanente. A Granel/Braskem abriu, então, cinco vagas de Jovem Aprendiz exclusivamente para moradores da Vila Mangueira.

No último momento, o coordenador do ProEA, José Vicente de Freitas, realizou uma fala lembrando dos comprometimentos da SUPRG com a comunidade, em especial a questão envolvendo a criação da praça comunitária. José informou que, nesse momento, estão sendo articuladas as parcerias necessárias para que se adquira o material necessário para a efetivação desse espaço de lazer comum a toda Mangueira.

A associação, com sua direção constituída a partir de formações realizadas pelo ProEA, e que incentivaram a construção de objetivos socioambientais incluídos na agenda do bairro, bem como orientaram para construção de um protagonismo comunitário, segue firme nesse ano de 2016. Apresentando suas demandas, firmando parcerias, solicitando esclarecimentos, enfim, consolidando uma caminhada que ainda pode gerar muitos frutos para a comunidade da Mangueira em sua horizonte socioambiental!

img-20160905-wa0014

Anúncios