O Dia Mundial da Água poderia ser uma data comemorativa, mas, ao contrário disso, é uma data de reflexão. O que fazemos com a água do planeta? Como estamos tratando esse tema, ou melhor, como estamos tratando a própria água no cotidiano das nossas vidas?

Todos sabem da sua importância, não há ninguém capaz de negar isso, porém, como se justifica que somente cerca de 0,77% da água da Terra esteja disponível para consumo, gerando desigualdades imensas na distribuição desse recurso natural vital, além de conflitos cada vez mais evidentes de esfera global. Ainda, apenas 20% da população mundial tem acesso à água tratada, o que fere a resolução internacional que apresenta a água como um direito humano básico e comum a todos.

Ao trabalhar em um porto, estamos diante desse elemento enquanto meio de transporte, mas também como fonte de alimento para as comunidades pesqueiras, forma de lazer, como espaço de sociabilidade, enfim, como uma riqueza natural essencial para a própria atividade do Programa de Educação Ambiental. Dentro dessa cidade litorânea, portuária, a água que nos circunda é a mesma a qual devemos pensar inserida em processos educativos de conscientização, buscando tanto refletir sobre ela, como também ações concretas de proteção desse patrimônio da humanidade.

E no movimento das marés que nos cercam, o próprio ProEA, ao longo do tempo, nunca perdeu de vista as mudanças necessárias. A água que lava, que limpa, que transforma! Assim, aproveitamos esse dia Mundial da Água pra inaugurar o novo layout da nossa plataforma de comunicação.

Ao longo desses cinco anos já foram mais de 30 mil vistantes a esse espaço, fazendo com que a nossa responsabilidade em tornar pública as ações ambientais desenvolvidas por esse programa de Educação Ambiental só aumentasse. E ficamos felizes por isso, por poder compartilhar o que fazemos a partir dessa ferramenta online de comunicação que dialoga com toda a aldeia global em que estamos inseridos!

Um abraço a tod@s!

Anúncios