ProEA-PRG

Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande

Sobre o ProEA

slide1Esse é um programa de Educação Ambiental firmado a partir de um convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG) é coordenado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas desde 2005, e atualmente possui a Coordenação Executiva da Bacharel em Direito e Mestre em Educação Ambiental Luciana de Barros Roldão.

A equipe de trabalho, em conformidade com legislação vigente (Portaria SEP 104/2009 IN 02/2012), possui o caráter multidisciplinar, abrangendo uma série de áreas do conhecimento que atuam junto à gestão ambiental portuária da Superintendência do Porto do Rio Grande. Tal gestão se faz a partir da perspectiva de duas linhas de ação: Intraportuária e Comunitária.

Linha de Ação Comunitária
Essa linha tem como princípio norteador estimular a construção individual e coletiva da consciência socio-ambiental e o exercício da cidadania junto às comunidades diretamente atingidas pela atividade portuária. Da mesma forma, busca alcançar uma compreensão sobre a relação do Porto com o seu entorno. Como público alvo das ações concentram-se os vagoneteiros, crianças e adolescentes, lideranças comunitárias, catadores de materiais recicláveis e pescadores.

Linha de Ação Intraportuária
Essa linha de ação consiste na definição e implementação de novas rotinas que levem em consideração indicadores socio-ambientais. O público alvo é formado pelo conjunto de trabalhadores que atuam no Porto Público do Rio Grande. Metodologicamente o trabalho se forja em imersões por parte da equipe nesse cotidiano de trabalho, bem como na elaboração de reuniões de formação com os setores envolvidos – a qual chamamos de “Círculos de Diálogo”.

668O grupo de educadores e técnicos que compõem o ProEA atua junto à Divisão do Meio Ambiente Saúde e Segurança (DMASS), espaço institucional da SUPRG que desenvolve ações de monitoramento e gestão ambiental. Assim, o ProEA aponta para um horizonte de qualificação das rotinas ambientais portuárias, bem como a ampliação de um diálogo continuado com as comunidades do entorno em prol de formas sustentáveis de vida.

ProEA / Divisão do Meio Ambiente Saúde e Segurança (DMASS)
Endereço: Av. Honório Bicalho, S/N- Portão 4, 2º piso
Telefone: 53-32332005

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: